quarta-feira, 20 de junho de 2012

GAVE e os exames nacionais

"Sou um aluno do 11º ano, do curso de Ciências Tecnológicas. Como tal, realizei hoje o exame de 11º ano de Biologia e Geologia, que com certeza os senhores terão conhecimento dos itens desta prova. Durante a prova, e na análise do enunciado, reparei nos erros do gráfico 1A e gráfico 1B no Grupo IV, e ao inicio causaram-me alguma confusão. Procedi com a realização dos itens deste grupo, confiante que os erros não fossem determinantes, mas sempre com a dúvida a perturbar de algum modo o meu raciocínio. Pois, ao chegar a casa e me deparar com a vossa remediação no site do GAVE, e ao ler a notícia no Jornal Público, fiquei incrédulo. "Como é possível doutores, com cursos superiores de Biologia e Geologia, com meses para elaborar, realizar e rever a prova, cometerem erros?", perguntei-me a mim próprio. É ridículo a exigência, a pressão a que os alunos são submetidos, o pensamento "não podemos errar", é a nota do exame, e o nosso futuro que está em causa, enquanto que os senhores erram com meses para elaborar a prova. Nós, alunos, temos 2horas e 30minutos, no máximo, para a realizar, e não há margem para erro; os senhores tem meses para a elaborar e cometem erros deste tipo. O que é isto?! Estão a brincar connosco, ou são só incompetentes? As provas elaboradas pelo GAVE decidem muitas vezes a continuação dos estudos ou até a escolha de um curso superior de um aluno! É o futuro dos jovens que está em causa! É o futuro do país que está em causa! Mas os senhores continuam a cometer estes erros. Recordo-me do Teste Intermédio de Biologia e Geologia do 10º ano do ano corrente, em que mais uma vez, os senhores cometeram uma "gaffe" e retificaram os critérios online. O que é isto??? Volto a perguntar, estão a brincar com quem se esforça, ou estão só num estado de pura displicência, enquanto milhares se "matam" a estudar, sujeitos a pressão e ao stresse que uma prova que vale o tanto que vale impõe?! Já chega.Podem simplesmente ignorar este e-mail, ou responder de forma banal e ambígua, que é o mais provável, porque de democracia, este regime acutal tem pouco, ou então podem consciencializar-se dos sucessivos erros inadmissíveis que vós, um Gabinete de um Ministério fulcral para a sociedade como é o da Educação e Ciência, tendes vindo a cometer.

Não tenho mais nada a dizer,
Com os melhor cumprimentos,

Tomás Ferrão."

Sem comentários: